Exatamente a um ano, o grupo acadêmico Playing Games preparava-se para a criação de um jogo de tabuleiro. Para isso, buscamos nas pesquisas a historia e linguagem da arquitetura gótica chegando enfim, a visita na quinta maior catedral gótica do mundo - a Catedral da Sé.
Sua história começa no Séc. XVI, com o fundamento do vilarejo após a escolha do local pelo cacique Tibiriçá. Nesta época, a igreja não passava de uma construção pobre e simples. Passado muito tempo, sua construção foi refeita para o estilo Barroco, mas em 1912 observaram a necessidade de demolir esta construção por já apresentar-se bem desgastada.
Foi quando o arcebispo de São Paulo Dom Duarte Leopoldo e Silva junto do arquiteto Maximilian Hehl (há controvérsias sobre o seu nome verdadeiro) visionou o que seria a Catedral que conhecemos hoje. Sua obra começa em 1913, mas entregue ao público somente em 1954. O projeto original, porém, só foi concluído em 2002 após uma interdição que durou dois anos e profundas reformas.
Aplicamos no projeto o nosso conhecimento adquirido nas pesquisas transformando assim a construção da Sé desde 1913 até 2002 em um jogo, conduzindo o jogador a conhecer as dificuldades sofridas colocando-o na pele de um personagem de sua história.
Exemplo de carta do personagem. |
Em Constructum, o jogador deve montar uma torre de 4 níveis (andares) até a rodada do ano de 2002, são 14 rodadas ao todo que promovem momentos bons ou ruins. Para construir sua torre, o jogador deve aproveitar-se de suas cartas, atributos e sua estratégia, conseguindo marcadores do próprio jogo e até mesmo dos outros jogadores. Pode ser jogado de 2 a 4 jogadores, cada um no seu campo referente:
Tabuleiro do jogo. |
O jogo Constructum foi feito pelo grupo Playing Games, estudantes da Universidade Anhembi Morumbi do curso Design de Games no primeiro semestre (Agosto a Dezembro de 2009). Contatos pelo e-mail; playingames2@gmail.com e Twitter; @playingames_
Nenhum comentário:
Postar um comentário