sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Constructum (por Rogerio Klaussner)

Exatamente a um ano, o grupo acadêmico Playing Games preparava-se para a criação de um jogo de tabuleiro. Para isso, buscamos nas pesquisas a historia e linguagem da arquitetura gótica chegando enfim, a visita na quinta maior catedral gótica do mundo - a Catedral da Sé.




Sua história começa no Séc. XVI, com o fundamento do vilarejo após a escolha do local pelo cacique Tibiriçá. Nesta época, a igreja não passava de uma construção pobre e simples. Passado muito tempo, sua construção foi refeita para o estilo Barroco, mas em 1912 observaram a necessidade de demolir esta construção por já apresentar-se bem desgastada.

Foi quando o arcebispo de São Paulo Dom Duarte Leopoldo e Silva junto do arquiteto Maximilian Hehl (há controvérsias sobre o seu nome verdadeiro) visionou o que seria a Catedral que conhecemos hoje. Sua obra começa em 1913, mas entregue ao público somente em 1954. O projeto original, porém, só foi concluído em 2002 após uma interdição que durou dois anos e profundas reformas.





Aplicamos no projeto o nosso conhecimento adquirido nas pesquisas transformando assim a construção da Sé desde 1913 até 2002 em um jogo, conduzindo o jogador a conhecer as dificuldades sofridas colocando-o na pele de um personagem de sua história.

Exemplo de carta do personagem.



Em Constructum, o jogador deve montar uma torre de 4 níveis (andares) até a rodada do ano de 2002, são 14 rodadas ao todo que promovem momentos bons ou ruins. Para construir sua torre, o jogador deve aproveitar-se de suas cartas, atributos e sua estratégia, conseguindo marcadores do próprio jogo e até mesmo dos outros jogadores. Pode ser jogado de 2 a 4 jogadores, cada um no seu campo referente:

Tabuleiro do jogo.

O jogo Constructum foi feito pelo grupo Playing Games, estudantes da Universidade Anhembi Morumbi do curso Design de Games no primeiro semestre (Agosto a Dezembro de 2009). Contatos pelo e-mail; playingames2@gmail.com e Twitter; @playingames_

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Alô mundo \o/


Boa tarde a todos.
Primeiramente as apresentações.
Somos um grupo de alunos do curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi, nosso grupo foi formado no segundo semestre de 2009 para o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro. De lá para cá a formação foi alterada, porém o objetivo do grupo é o mesmo, desenvolver projetos de qualidade que possam ser não apenas "trabalhos de faculdade" mas jogos que possam atingir o mercado e o público fã de games.  Atualmente o grupo é formado por Alexandre Trevisan, Deborah Moraes, Felipe Valeriano, Fernando Gomes e Rogerio Klaussner.
O projeto desse semestre consiste em desenvolver um jogo 2d, no software Adobe Flash, baseado em um conto escolhido entre alguns previamente definidos pela universidade.
Nossa escolha foi pelo conto "O Fantasma e o Consertador de Ossos" (The Ghost and the Bone-Setter) do escritor Irlandes Joseph Sheridan LeFanu. Escolhemos esse conto por considerarmos bastante proveitoso em relação a narrativa para games, e também pelo fato de alguns membros do grupo se identificarem com o gênero horror e com a literatura fantástica.
Abaixo segue um breve comentário sobre o autor do conto.





Escritor Irlandês nascido em Dublin, Le Fanu é considerado, junto a autores como Mary Shelley e Edgar Allan Poe, um dos maiores expoentes da literatura de horror e do romance gótico. Sua obra Carmilla - A vampira de Karnstein, é tida como a grande inspiração de Bram Stoker para escrever Drácula.
O conto O Fantasma e o Consertador de ossos faz parte de sua obra "The Purcell papers" uma coleção de 13 contos de LeFanu publicados em 1880, que abordam temas como fantasmas e romances mórbidos.

Voller, Jack G. "Joseph Sheridan LeFanu." The Literary Gothic. 2 Aug. 2010. Web. 25 Aug. 2010.